11 curiosidades sobre a atuação da Petrobras

Fundada em 1953, a Petrobras é uma das maiores empresas públicas do mundo. Desde os seus primórdios, a estatal é sinônimo de desenvolvimento, tecnologia, inovação e soberania para o Brasil.

Muitos brasileiros ainda não entendem qual é a vantagem de ter a Petrobras do nosso lado. Por isso, vamos trazer 11 curiosidades sobre a empresa que demonstram a sua grandeza!

 

  1. O setor de óleo e gás já foi responsável por 13% do PIB brasileiro

Em 2014, ano em que as elites começaram a criar artificialmente uma crise para influenciar na política brasileira (crise da qual, passados seis anos, o Brasil não conseguiu sair), o segmento de petróleo e gás natural chegou a ter participação de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ou seja, era o segmento mais importante da nossa economia e principal motor do desenvolvimento do país.

 

  1. Maior Centro de Pesquisa da América Latina

Em 1963, a Petrobras fundou aquilo que seria o embrião de suas inovações. O Centro de Pesquisas Leopoldo Américo de Mello (Cenpes) tem quase 4 mil funcionários e é responsável pelas pesquisas e descobertas relacionadas à sustentabilidade, como as energias renováveis.

 

  1. Braspetro

Na década de 70, a Petrobras deu seus primeiros passos rumo ao reconhecimento mundial.

A subsidiária Braspetro foi fundada em 72 para realizar pesquisas, descobertas e produção de petróleo em outros países, como Colômbia, Iraque, Egito e Irã.

 

  1. Inovações do Poço ao Posto

Em 1985, a Petrobras deu início aos trabalhos em seu primeiro poço sem mergulho humano na Bacia de Campos, a 400m de profundidade. Também modernizou o atendimento nos postos com as Bombas T, as primeiras bombas eletrônicas brasileiras. Assim ficou fácil encher o tanque!

 

  1. Riqueza a 7 mil metros de profundidade

A Petrobras é responsável por inovações que fomentam o desenvolvimento social. A maior descoberta foi o Pré-Sal, que gera recursos para a saúde e educação públicas e atende quase metade da nossa produção de petróleo e um terço do gás consumido no Brasil.

 

  1. Oscar do Petróleo

A atuação da Petrobras nos projetos voltados ao Pré-Sal trouxe um grande reconhecimento mundial. A empresa tem 4 prêmios da OTC Distinguised Achievement Award, o “Oscar” da Indústria do Petróleo. Dois deles, em 2015 e 2019, premiaram as inovações voltadas à descoberta brasileira.

 

  1. Equidade

A Petrobras luta contra qualquer tipo de discriminação entre gêneros e raças. Em 2012, a estatal foi precursora ao ter a primeira mulher presidente de uma das cinco maiores empresas de petróleo e gás do mundo. Maria das Graças Foster é engenheira química e trabalhou na empresa desde 1978.

 

  1. Primeira infância

A companhia atua em projetos de desenvolvimento social desde a juventude. A “Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância” tem como objetivo desenvolver os potenciais das crianças de 0 a 6 anos, fomentando a interação, a formação e a proteção de milhões de meninas e meninos.

 

  1. Cultura e Esporte

A Petrobras investe em projetos no cinema, teatro e na música, inclusive dando o seu nome a uma das maiores orquestras nacionais, a Orquestra Petrobras Sinfônica.

No esporte, a companhia investe nas modalidades olímpicas e paralímpicas e fornece combustível às equipes de Stock Car.

 

  1. Sustentabilidade

A companhia trabalha em conjunto com outras grandes petrolíferas mundiais para reduzir as emissões de poluentes, investindo em soluções renováveis, como os biocombustíveis.

A Petrobras atua e patrocina projetos de proteção à fauna e a flora, como o Tamar e o Amazonas Sustentável.

 

  1. Pacto Global

A Petrobras respeita e atua seguindo os 10 princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele estabelece ações para a proteção de direitos humanos, para relações saudáveis no ambiente de trabalho, promoção da sustentabilidade e combate às práticas corruptas.

De 1953 até hoje, a companhia continua sendo motivo de orgulho aos brasileiros. A maioria de suas contribuições só existem porque ela é estatal e tem como prioridade beneficiar o povo brasileiro.

 

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Desintegração da Petrobras precisa ser revertida antes que empresa se apequene
Desintegração da Petrobras precisa ser revertida antes que empresa se apequene
A desintegração da Petrobras que está em andamento traz gigantescos riscos para a economia e para o Brasil. Deixá-la presa a apenas um segmento dentro da indústria petrolífera – extração...
Escândalo: governo vende refinaria por menos da metade do preço de mercado
Escândalo: governo vende refinaria por menos da metade do preço de mercado
O patrimônio dos brasileiros está sendo tomado por políticos e empresários oportunistas. Mas isso, dificilmente você vai ver nos telejornais e capas de edições impressas de velha mídia. Diferentemente do...
Não foi a privatização que popularizou a telefonia, foi a tecnologia
Não foi a privatização que popularizou a telefonia, foi a tecnologia
Setores das elites da sociedade que defendem a entrega do patrimônio público para a iniciativa privada costumam usar a privatização da telefonia como exemplo de “sucesso”. De forma proposital, eles...