Que o mundo está interligado, não é novidade. Por isso, muita coisa que acontece na Europa respinga na América do Norte; ou o que acontece no Oriente Médio tem reflexos na América do Sul; e assim por diante…
Mas, especificamente na questão do preço dos combustíveis, 2020 começou assustador e explosivo. Principalmente após o ataque dos EUA que matou o maior comandante militar iraniano, o general Quassim Suleimani, no Iraque.
Rapidamente as reações, tanto no Irã como no Iraque – que anunciou a expulsão dos soldados americanos do país – se espalharam pelo mundo.
Mas você pode estar se perguntando: “E o que eu tenho com isso?”.
Explicamos
Um dos setores mais impactados por questões internacionais é o do petróleo.
Mas qual o reflexo do aumento da tensão no Oriente Médio sobre o preço dos combustíveis?
Como o Governo Federal adotou uma política que atrela o preço dos nossos combustíveis ao barril do petróleo e seus derivados no mercado internacional (em dólar), certamente o brasileiro pagará mais caro.
Principalmente porque hoje o Brasil importa 17% do consumo interno, bem mais que os 5% de 2009.
Esse cenário só é bom para quem trabalha com importação de petróleo.
É por isso que o setor ligado ao comércio internacional é o que mais pressiona o Governo Federal para que os preços dos combustíveis se mantenham nas alturas.
Resta saber se Bolsonaro, Paulo Guedes e Castelo Branco (atual presidente da Petrobras) atenderão importadores ou os interesses do povo.
Sempre foi assim?
É importante lembrar que governos anteriores eram criticados quando a Petrobras segurava o aumento do preço da gasolina para beneficiar a população.
Mas no cenário atual, a disputa pelo preço dos combustíveis se transforma em uma espécie de cabo-de-guerra.
De um lado os interesses internacionais; do outro, os brasileiros, que desejam a redução dos preços.
Até o momento, quem leva a melhor são os importadores.
O problema é que a vinculação do preço dos combustíveis no Brasil ao mercado internacional sempre deixará os brasileiros reféns do cenário político e econômico do exterior.
Veja também O Diesel poderia ser mais barato . Se o governo quisesse
A pressão para subir o preço dos combustíveis vem de todos os lados
Compartilhe a nossa campanha no Facebook
Siga-nos no Instagram