Bolsonaro fechou fábrica da Petrobras que poderia produzir oxigênio na pandemia

O sucateamento de estatais, promovida pelo governo de Jair Bolsonaro, tem trazido prejuízos irreparáveis para os brasileiros.

Afinal, 400 mil mortes não é mimimi, como afirmou o presidente.

Pior ainda é saber que muitas vidas que estão se perdendo por falta de oxigênio poderiam ser salvas se a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), localizada em Araucária (PR), não tivesse sido fechada pelo mesmo governo.

Durante seu funcionamento, a Fafen-PR  foi considerada a maior planta mundial de produção do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32). Essa produção contribuía tanto para o desenvolvimento agrícola e industrial do Brasil como para nossa sustentabilidade ambiental.

Mas, para além disso, a fábrica estatal que ainda permanece fechada pode salvar vidas. Isso porque ela possui recursos técnicos e insumos para a produção de oxigênio hospitalar: bastam pequenas alterações em sua planta de separação de ar e a população pode ser socorrida sem demora ou dificuldade.

A Fafen-PR tem capacidade de produzir 760 mil metros cúbicos (m3) de oxigênio hospitalar por dia, quantidade dez vezes maior que a necessária para atender Manaus (AM) durante o pico de Coronavírus (cuja demanda foi de 70 mil m3 diários).

 

Pela reabertura da Fafen-PR

Um ano depois do fechamento da Fafen-PR, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminharam ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, um ofício solicitando a imediata reabertura da fábrica.

No documento, os procuradores citam a crise do oxigênio em Manaus, a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) pelo país e a possibilidade de um colapso hospitalar no Brasil.

Enquanto a Fafen-PR não é reaberta, o Paraná e o Brasil estão racionando oxigênio hospitalar – elemento químico em falta no mundo todo. Reativá-la desafogaria o país durante o enfrentamento da pandemia.

Ao manter a fábrica fechada, o governo brasileiro prova que não se importa com a vida dos brasileiros.

 

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Por que o Bolsocaro está pesando na vida dos brasileiros?
Por que o Bolsocaro está pesando na vida dos brasileiros?
Certamente você já percebeu que, a cada dia que passa, tudo fica mais caro: dos combustíveis à alimentação. Com um governo sem rumo, que não conseguiu apresentar um projeto de...
Crescimento mais significativo da Petrobras foi durante democracia
Crescimento mais significativo da Petrobras foi durante democracia
A Petrobras foi uma companhia que nasceu em 1953, período democrático. Durante a Ditadura Militar (1964-1985), passou por altos e baixos, mas o crescimento mais significativo dela, em matéria de...
Por que o Brasil ainda importa derivados de petróleo?
Por que o Brasil ainda importa derivados de petróleo?
Apesar de possuir uma das maiores reservas de petróleo do mundo – o Pré-sal – o Brasil ainda importa derivados de petróleo. Uma das principais razões é a não valorização...