Conheça o mais produtivo e o mais promissor dos campos do Pré-Sal da Bacia de Santos

A Bacia de Santos, localizada entre o litoral sul do Rio de Janeiro e o litoral norte de Santa Catarina, é onde estão nove dos dez poços de petróleo mais produtivos do Pré-Sal brasileiro e do Brasil como um todo.

A produtividade deles é bastante acima da média mundial, com cerca de 25 mil barris/dia, em média, por poço perfurado.

Dois campos se destacam nesta importante bacia sedimentar e você irá conhecê-los agora.

 

Lula, o mais produtivo

O campo de Lula é o mais produtivo do Brasil na atualidade, com vazão diária média de 36 mil barris/dia. Na altura de Angra dos Reis, foi o primeiro poço produtivo do Pré-Sal, com seu plano piloto passando a produzir em outubro de 2010.

Descoberto em 2006, além de ser o maior produtor brasileiro de petróleo é também o maior produtor brasileiro de gás natural.

Em 2017, o consórcio BM-S-11, que tem 65% de ações da Petrobras, passou a produzir também em Lula Sul por meio do navio-plataforma P-66, que alcança 2.150 metros de profundidade.

A P-66 tem capacidade para processar 150 mil barris diários de petróleo e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

 

Mero, o mais promissor

O campo de Mero está localizado no Bloco de Libra. Os reservatórios de Libra estão entre os mais produtivos do mundo, com colunas de óleo que chegam a atingir 400 metros, a mesma altura do morro do Pão de Açúcar, famoso ponto turístico do Rio de Janeiro.

A exploração de Libra tem participação de 40% da Petrobras e exige soluções inovadoras para alcançar novas profundidades.

A primeira etapa foi o Teste de Longa Duração (TLD) do campo de Mero. A unidade flutuante de processamento (FPSO) avaliou o comportamento do poço. Ela processa até 50 mil barris/dia de petróleo e até 4 milhões de metros cúbicos de gás.

Soluções inéditas foram criadas para permitir a exploração desta jazida, pois os poços possuem altíssima pressão e profundidade, com grande presença de gás associado ao petróleo e também de gás carbônico. Assim, o bloco é pioneiro em novas tecnologias para exploração em águas cada vez mais profundas.

Tudo o que a Petrobras tem conquistado até agora vem da coragem, enquanto estatal, de desbravar áreas nunca exploradas, chegando mais longe no Pré-Sal e desenvolvendo soluções inovadoras para enfrentar novos desafios que surgem.

 

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Priorizar o refino protegeria a Petrobras das variações do mercado (e crise atual mostrou isso do pior jeito)
Priorizar o refino protegeria a Petrobras das variações do mercado (e crise atual mostrou isso do pior jeito)
O dia 9 de março de 2020 foi um dia de pânico nos mercados do mundo inteiro, especialmente o do petróleo. Neste dia, estourou uma grande crise com o preço...
9 curiosidades sobre o Pré-sal que você precisa saber
9 curiosidades sobre o Pré-sal que você precisa saber
O Pré-sal é uma grande reserva de petróleo e de gás natural, localizada em águas ultraprofundas da costa brasileira, abaixo da camada de sal no fundo do Oceano Atlântico. Confira...
Nova gasolina da Petrobras antecipa padrões que serão obrigatórios só em 2022
Nova gasolina da Petrobras antecipa padrões que serão obrigatórios só em 2022
Disponível em todas as refinarias desde o último dia 3 de agosto, a nova gasolina da Petrobras antecipa os padrões que serão obrigatórios pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural...