Gás de cozinha: 10 fatos você precisa saber – mas ninguém te conta.

Gás de cozinha

De um lado, o governo federal promete baixar o preço do gás de cozinha, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), anunciando que nos tornaremos exportadores do produto. De outro, privatiza nossas únicas chances de fazer isso acontecer.

Veja porque essa conta não bate:

1.        Cerca de 30% do GLP consumido no Brasil é importado.

2.        Dos 70% produzidos aqui, 75% vêm de refinarias. Os outros 25% vêm de 14 Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) que operam no país.

3.        Quanto às refinarias, mais da metade está à venda e quase todas vêm operando propositadamente abaixo da capacidade.

4.        Se privatizadas, seus novos donos priorizarão otimizar resultados. Produzirão Nafta e QAV, que oferecem maior valor agregado que o GLP, e são mais procurados por indústrias e comércios.

5.        Quanto às UPGNs, apenas cinco dispõem de tecnologia para aumentar a produção de GLP. Não há proposta de investimentos na área por parte de qualquer empresa petroleira atuante no Brasil, nem do governo federal.

6.        A carga processada pelas 14 UPGNs em 2018 somou 65% da capacidade.

7.        A atual política de preços da Petrobras é baseada no mercado internacional, que torna nosso botijão de gás refém de oscilações financeira e cambial.

8.        Vendendo suas refinarias e sem qualquer investimento na área, o Brasil não conseguirá exportar GLP – sequer poderá suprir a demanda interna.

9.        Privatizações + desinvestimento + política de preços internacional = brasileiro pagando cada vez mais caro para cozinhar sua comida.

10.    Essa lógica do Governo Federal vai fazer o brasileiro pagar ainda mais cargo pelo botijão de gás.

A Petrobras com o Brasil é botijão cheio e comida na mesa.

Veja também Petrobras: No pré-sal. Na Antártica. E cada vez mais longe.

 

Gás de cozinha: 10 fatos você precisa saber – mas ninguém te conta.

Compartilhar o post no Facebook

Compartilhar o post no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Venda de refinarias 10 verdades que você precisa saber
Venda de refinarias 10 verdades que você precisa saber
1⃣ No mundo todo, as mais fortes petrolíferas desenvolvem ações integradas: 🌍  além da exploração, possuem refinarias, terminais, dutos e distribuidoras próprias.   2⃣   De 2015 até a primeira metade de 2017,...
Manter a Petrobras estatal é cuidar da água do Brasil
Manter a Petrobras estatal é cuidar da água do Brasil
🇧🇷 Por ser estatal, a Petrobras sabe como é importante cuidar das riquezas do Brasil – sejam elas o petróleo ou a água. 💧 Somos o país com a maior...
10 fatos que você precisa saber – mas ninguém te conta.
10 fatos que você precisa saber – mas ninguém te conta.
1.  Todo o petróleo existente no subsolo brasileiro pertence à União – isso é lei. 2.  Em 2010, um contrato foi firmado entre o Governo Federal e a Petrobras, autorizando...