O uso do petróleo vai além do tanque de combustível

O uso mais conhecido do petróleo é na fabricação de combustível.

A maioria das pessoas associa imediatamente com gasolina e óleo diesel. No entanto, a lista de derivados vai muito além disso.

O petróleo é um combustível fóssil, o que significa que é formado a partir de matéria orgânica que passou por transformações químicas durante milhões de anos. Ele se localiza em rochas sedimentares.

Aos ser extraído dos poços ou plataforma, é separado de água e gás (esse gás que pode ter aplicação comercial, como o gás natural). A partir daí, é levado para terminais de onde é encaminhado às refinarias.

No processo de refino, são retirados vários derivados com pontos diferentes de temperatura. Além dos combustíveis como diesel e gasolina, saem dali óleo combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP, ou gás de cozinha), querosene de aviação, nafta (matéria prima da indústria petroquímica) e o betume (ou piche).

Além disso, o petróleo dá origem a diversos outros produtos como fertilizantes, plásticos, tintas, borrachas e parafina, com muitas aplicações.

Na sua casa, no trabalho, na rua ou em qualquer lugar onde ocorreu a interferência do ser humano, haverá inúmeros produtos e materiais que levam algum tipo de derivado do petróleo.

São produtos essenciais para a indústria e para a agropecuária, setores essenciais para a economia do nosso país.

Segundo especialistas, por mais que novas fontes energéticas de baixo carbono (menos poluentes) sejam desenvolvidas, o petróleo continuará sendo relevante por várias décadas.

a Petrobras é deixar o Brasil cada vez mais dependente dos interesses estrangeiros.

Pela soberania de produção de toda essa linha de produtos e por seu papel estratégica na Economia do Brasil, é importante que a Petrobras siga estatal e do povo brasileiro!

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Como a privatização da Petrobras ameaça o Projeto Tamar
Como a privatização da Petrobras ameaça o Projeto Tamar
Criado em 1980, o Projeto Tamar é uma das mais vitoriosas iniciativas de conservação marinha do planeta. Surgiu num período em que as tartarugas marinhas estavam ameaçadas de extinção e,...
Não há monopólio do petróleo no Brasil desde 1997
Não há monopólio do petróleo no Brasil desde 1997
Uma coisa que muita gente talvez não saiba é que a produção e comercialização de derivados de petróleo deixaram de ser monopólio estatal em 1997, com a revogação da Lei...
Manter a Petrobras estatal é pensar em segurança ambiental
Manter a Petrobras estatal é pensar em segurança ambiental
O petróleo é naturalmente setor que traz riscos ao meio-ambiente. No entanto o trabalho sério de prevenção de riscos pode reduzir os impactos causados pela exploração do petróleo e gás....