Petrobras na pandemia: tecnologia e compromisso para salvar vidas

Enquanto alguns ignoravam a força quase devastadora da pandemia do novo Coronavírus, que resultou na perda de mais de 1,5 milhão de vidas em menos de um ano e de lares destruídos em todo o planeta, a Petrobras soube entender a gravidade da situação e agrupou esforços para cuidar do Brasil nesta dura batalha.

A companhia mostrou que tem comprometimento com o bem-estar da nossa população e colocou todo seu conhecimento científico e tecnologia a serviço do país, cumprindo o que só uma empresa genuinamente brasileira e estatal poderia fazer.

 

 

Estatal em defesa do povo brasileiro

Uma seleção pública de projetos promovida pela Petrobras e Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) vai destinar R$ 1,1 milhão em apoio financeiro para um projeto de professores e alunos da pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) para a criar um novo modelo de ventilador pulmonar de baixo custo para atendimento a pacientes de Covid-19 – batizado de “Inspire”.

Em outra frente, uma parceria entre a Petrobras e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de inteligência artificial – batizada de “Radvid19” – que auxilia no diagnóstico de pacientes com Covid-19. O sistema já recebeu um total de 21.500 mil acessos e cadastrou quase 7 mil exames de imagens enviados por radiologistas de 12 estados brasileiros, com 71% de resultados positivos para a Covid-19.

A estatal também está usando dois supercomputadores com simulações em alta velocidade, Santos Dumont e OGBON (“sabedoria” em Iorubá) – respectivamente os supercomputadores mais potentes da América Latina e do Brasil – para investigar o comportamento do vírus no corpo humano e como a doença evolui. As máquinas têm a capacidade computacional de 3 milhões de laptops comuns.

A Petrobras também doou cerca de 3 milhões de litros de combustível para abastecer ambulâncias, veículos de transporte de médicos e hospitais públicos e filantrópicos ligados às Secretarias Estaduais de Saúde (SES) de todo país. A iniciativa garante eficiência à logística de transporte de pacientes, profissionais da Saúde e insumos!

O Sistema Único de Saúde recebeu 600 mil kits de testes “padrão ouro” (testagens de precisão máxima no diagnóstico do vírus no organismo) para possibilitar a realização de amplo diagnóstico. A doação foi feita pela Petrobras.

 

Trabalhadores mobilizados

Para reduzir os impactos da pandemia do Coronavírus, trabalhadores da Petrobras têm se mobilizado em todo o país. Nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, por exemplo, fizeram a doação de 1.200 cestas básicas de 17kg (20,4 toneladas de alimentos), cuja distribuição ocorreu em parceria com igrejas e movimentos sociais.

Também foram doados kits de higiene pessoal a moradores em situação de rua e comunidades vulneráveis. Com insumos fornecidos pelos trabalhadores, o Instituto Federal Fluminense (IFF) produziu 3 mil frascos de 500ml de sabonete líquido, que completaram os kits.

A Petrobras proporcionou a criação um esforço coletivo entre seus especialistas engajados na frente científica de combate ao coronavírus, que resultou em um movimento inédito na companhia: um ecossistema de estímulo a ideias criativas e inovadoras para enfrentamento da pandemia, mobilizando não só funcionários, mas também a comunidade acadêmica, instituições de pesquisa, organizações sociais e empresas.

Cuidar do Brasil não é só um compromisso da Petrobras: está no DNA das trabalhadoras e dos trabalhadores da estatal!

 

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Petrobras: será ela a última desbravadora de novas fronteiras?
Petrobras: será ela a última desbravadora de novas fronteiras?
O crescimento da Petrobras está atrelado ao Brasil.  A estatal sempre esteve envolvida nas descobertas relevantes economicamente e cientificamente para o país. Ela sempre foi uma desbravadora de novas fronteiras....
Recursos de royalties do Pré-Sal ajudam cidades no combate à Covid-19
Recursos de royalties do Pré-Sal ajudam cidades no combate à Covid-19
Cidades que criaram fundos soberanos com parte do dinheiro recebido dos royalties vindos do Pré-Sal estão entre aquelas que apresentam melhores ações no combate à Covid-19, doença causada pelo Coronavírus...
Combustível caro é decisão política e prejudica todos os brasileiros
Combustível caro é decisão política e prejudica todos os brasileiros
O preço da gasolina no Brasil disparou nos últimos anos. E tudo, na verdade, passa por uma decisão política que prejudica todos os brasileiros, desde o dono de empresas até...