Petróleo e gás já foram responsáveis por 13% do PIB brasileiro

PIB brasileiro Petróleo e Gás

Em outubro de 2019, a Petrobras completou 66 anos. Criada para dar autonomia energética ao Brasil (em um setor até então dominado por importadoras e distribuidoras estrangeiras), sua premissa sempre foi ser um projeto nacional e estratégico.

Lá nos anos 1950, ainda não sabíamos da existência das grandes reservas de petróleo no Pré-sal brasileiro. A proposta da estatal era refinar, aqui, o óleo mineral, diminuindo custos com a importação de combustível refinado.

A nacionalização do petróleo sempre esteve no DNA da Petrobras. Da construção de grandes refinarias até a exploração de petróleo em águas profundas. Todas as realizações fizeram da estatal uma referência nacional de suma importância para o povo brasileiro.

Hoje, seu valor de mercado é de R$ 366 bilhões, em um setor que já correspondeu a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e continua influenciando diretamente o progresso do país. Desde a época de sua fundação, tivemos aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), na empregabilidade (segmento de petróleo e gás natural), dentre outros aspectos. E a Petrobras contribuiu muito para isso.

Embora inicialmente criada para resolver o problema energético do Brasil, como estatal a Petrobras promove desenvolvimento, gera lucro e faz o país se destacar em diversas áreas, como ciência, tecnologia e inovação.

Não há razão para privatizar a Petrobras. O que há nessa ideia é o esvaziamento de oportunidades para o povo brasileiro.

A Petrobras é estratégia. É desenvolvimento econômico e social.

 

Confira também A tecnologia da Petrobras tira petróleo até de pedra 

 

Petróleo e gás já foram responsáveis por 13% do PIB brasileiro

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Com projetos da Petrobras,  40 milhões de tartarugas já voltaram para casa.
Com projetos da Petrobras, 40 milhões de tartarugas já voltaram para casa.
Houve um tempo em que as tartarugas marinhas estavam ameaçadas de extinção. No Brasil, não havia qualquer trabalho de conservação marinha e isso precisava mudar. Assim nasceu o Projeto Tamar!...
10 pontos para provar que a privatização não reduzirá a dívida da Petrobras
10 pontos para provar que a privatização não reduzirá a dívida da Petrobras
Atenção: privatizar a Petrobras para reduzir sua dívida é MEN-TI-RA! Este será um dos maiores erros que o Brasil pode cometer contra o próprio povo – e podemos provar em...
Governo não age, e brasileiros  pagam mais caro pelo gás de cozinha
Governo não age, e brasileiros pagam mais caro pelo gás de cozinha
Dados do Instituto de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) mostram que de janeiro a março deste ano o preço do petróleo despencou quase à metade. Mas por...