Petróleo na Guiana: Futuro desperdiçado que serve de exemplo para o Brasil

Petróleo na Guiana
🛢A América do Sul tem se destacado na indústria petrolífera mundial. Depois da Venezuela e do Brasil, chegou a vez da Guiana ganhar visibilidade!
 
🙆‍♂️As reservas de petróleo descobertas no país garantem uma produção diária (por pessoa) maior que a de Emirados Árabes Unidos, Noruega e Arábia Saudita.
 
Em 2019, o novo campo descoberto somou mais de 6 bilhões de barris de petróleo às reservas guianesas.
 
📈Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia do país crescerá 86,5% em 2020, e o setor petrolífero poderá ser 40% das finanças, em cinco anos.
 
Contudo, a Guiana não possui uma estatal do petróleo ou refinarias, nem um fundo soberano para direcionar e investir tais receitas. Sequer possui uma política energética autônoma em benefício de seu povo.
 
Consequentemente, o país tem sido invadido por gigantes petroleiras internacionais sedentas pelas novas riquezas descobertas. O principal contrato (com a Exxon Mobil) sequer previa o pagamento de royalties da empresa ao país. Isso é tão ruim que limita imensamente os benefícios econômicos para a sociedade guianense.
 
🤝Se deixar tudo nas mãos da iniciativa privada, é assim que funcionará esse jogo.
 
É por isso que a Petrobras com o Brasil é crescimento econômico para o nosso povo.
 
Petróleo na Guiana: Futuro desperdiçado que serve de exemplo para o Brasil
Compartilhe o post no facebook
Compartilhe o post no instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Privatização da Petrobras da riqueza ao abandono
Privatização da Petrobras da riqueza ao abandono
Sede das operações da Petrobras na Bacia de Campos, Macaé (RJ) tem na  riqueza do petróleo sua maior força econômica. Com a chegada da estatal à Capital Nacional do Petróleo,...
24 bilhões para estados, municípios e Governo Federal
24 bilhões para estados, municípios e Governo Federal
Você sabia que para explorar petróleo e gás (que são recursos não renováveis), a Petrobras paga uma compensação financeira a estados, municípios e ao Governo Federal. São os chamados royalties....
Se o desafio é a energia da Petrobras,  a inovação é sua força motriz
Se o desafio é a energia da Petrobras, a inovação é sua força motriz
Petrobras Conexões para Inovação é um programa de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), que une o corpo técnico da estatal a estudantes, universidades e start ups. Na primeira...