Petrolíferas estatais estão entre as maiores do mundo

estatais estão entre as maiores do mundo

No passado, 85% das reservas de petróleo do planeta eram dominadas por multinacionais: as International Oil Companies (IOCs), ou Sete Irmãs.

Já todas as estatais do setor, National Oil Companies (NOCs), acessavam apenas 1% das reservas.

As petrolíferas privadas ocultavam informações dos governos e ditavam absolutamente todas as regras do mercado. Tudo pelo máximo lucro.

Para obter informações autênticas, mudar o modelo de regulação e adquirir conhecimento técnico e prático, o Oriente Médio iniciou uma onda nacionalista sobre o petróleo, criou estatais e mudou o mundo!

Foi no final dos anos 1960: as multinacionais estrangeiras perderam o domínio local, e os países da região conquistaram rendas muito maiores, passando a influenciar no preço do petróleo.

O máximo lucro deu lugar ao máximo desenvolvimento socioeconômico e a onda nacionalista se espalhou pelo mundo: diversos países reverteram privatizações e criaram estatais, motivados pelos ganhos geopolíticos.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), até 2030 as NOCs serão responsáveis por 80% da produção adicional de petróleo e gás do mundo, já que hoje dominam as reservas.

E esse quadro já começa a se desenhar.

Não por acaso, a empresa mais lucrativa do planeta em 2 é uma petrolífera estatal: a Saudi Aramco, da Arábia Saudita. A de maior receita também é estatal: a chinesa Sinopec, que faturou astronômicos US$ 420 bilhões (mais de R$ 2 trilhões).

E entre as 10 petrolíferas que mais arrecadaram em 2019 ainda está outra chinesa, a PetroChina, em terceiro lugar; A Total, que tem participação do governo francês, aparece em sétimo lugar; A Gazprom, da Rússia, em nono; e a nossa brasileiríssima Petrobras teve a décima maior receita em 2019.

Se consideramos as 50 maiores do mundo, 60% são estatais, e essa proporção aumenta a cada ano.

O Brasil não pode ir na contramão do planeta.

 

A Petrobras não pode ser privatizada! Ela é o caminho para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

 

 

Veja também 10 Coisas sobre a greve dos petroleiros que a velha mídia tentou esconder de você

 

Petrolíferas estatais estão entre as maiores do mundo

Compartilhe o post no facebook

Compartilhe o post no instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Só a Petrobras pode salvar a indústria naval brasileira
Só a Petrobras pode salvar a indústria naval brasileira
✅ Fortalecer empresas locais é investir no futuro do país, certo? 😟 Mas sabia que por causa das escolhas do atual governo a Petrobras está deixando de valorizar os fornecedores...
Privatizar serviços essenciais torna o Brasil submisso e indefeso
Privatizar serviços essenciais torna o Brasil submisso e indefeso
🤝 Serviços essenciais à vida são aqueles que garantem à população o acesso a seus direitos humanos fundamentais. Se o Brasil quer seguir o exemplo dos países considerados mais desenvolvidos,...
É mentira que a Bacia de Campos custa caro para a Petrobras
É mentira que a Bacia de Campos custa caro para a Petrobras
✋ Explorar petróleo na Bacia de Campos (RJ) não custa caro para a Petrobras. Pelo contrário: por ser estatal, a Petrobras extrai a um custo muito menor do que as...