Privatização da Petrobras : O retorno do Brasil Colônia

Privatização da Petrobras
Desde 1997, a produção e comercialização de derivados de petróleo deixaram de ser monopólio da Petrobras. Porém, até hoje, o Brasil não recebeu investimentos pesados de qualquer grande empresa internacional do setor. 
 
Isso porque a logística nacional de oleodutos é regionalizada: foi estabelecida para desenvolver diferentes regiões do país – e não diferentes empresas! Por mais de duas décadas esse sistema esteve disponível para o capital estrangeiro, mas foi considerado desinteressante e (claro!) pouco lucrativo.
Então, por que querem a privatização da Petrobras?
Diversos países pelo mundo têm incentivado fortemente a produção de veículos movidos a energia limpa (como os elétricos), ao mesmo tempo que estabelecem metas rígidas para o controle da emissão de poluentes. As empresas petrolíferas nestes países já começaram a sofrer.
 
Enquanto isso, o transporte de cargas no Brasil é majoritariamente rodoviário, temos a terceira maior frota de veículos motorizados no mundo e uma infraestrutura para veículos elétricos insignificante. Ou seja, tudo o que uma empresa estrangeira do setor poderia querer.
 
Não há razão para privatização da Petrobras. O que há nessa ideia é o rebaixamento do Brasil: de um grande produtor petrolífero para uma colônia de exploração.
 
A Petrobras é desenvolvimento regional. É nacional.

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Só uma estatal investe em inovação para fazer o Brasil crescer!
Só uma estatal investe em inovação para fazer o Brasil crescer!
🔬 O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras conduz as soluções tecnológicas necessárias para as atividades da empresa. 📈 Em 2019, diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D)...
Petrobras: Mais petróleo descoberto, mais riqueza para o Brasil
Petrobras: Mais petróleo descoberto, mais riqueza para o Brasil
📆  No dia 11 de maio, a Petrobras trouxe excelentes notícias ao país: óleo de alta qualidade foi descoberto na região do Pré-sal da Bacia de Santos (SP), e um maior potencial foi confirmado no Pré-sal da Bacia de Campos (RJ)! 🤩...
24 bilhões para estados, municípios e Governo Federal
24 bilhões para estados, municípios e Governo Federal
Você sabia que para explorar petróleo e gás (que são recursos não renováveis), a Petrobras paga uma compensação financeira a estados, municípios e ao Governo Federal. São os chamados royalties....