Privatização das refinarias. Criaria oligopólios regionais

Em setembro de 2019, o Instituto de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) alertou sobre as limitações de transporte de combustíveis no Brasil: diferentemente dos Estados Unidos, nossas malhas dutoviárias são regionalizadas.

Como as diversas regiões do país não são conectadas por dutos e terminais, não haveria espaço para uma efetiva concorrência entre as refinarias. Logo, a privatização da estatal formaria oligopólios regionais (com poucas empresas dominando o mercado, fazendo combinação de preços e falsa concorrência).

O mesmo foi apontado por investigações recentes de uma consultoria especializada nos setores de óleo e gás e infraestrutura: refinarias e importadores não conseguirão trabalhar derivados aqui, em áreas diferentes das suas, devido a nossa infraestrutura (principalmente a portuária).

Há muito tempo temos falado isso, e agora mais estudos comprovam: a privatização da Petrobras nos levará à oligopolização do setor.

Não conseguiremos redução nos custos, apenas nos investimentos. E isso será péssimo para a população, que provavelmente pagaria ainda mais caro pelo combustível.

É por isso que a Petrobras deve ficar com o Brasil e com os brasileiros.

Veja também Petrobras reduz os preços nas refinarias. Mas os postos (privados) aumentam o lucro

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Investir em energias renováveis deve ser o compromisso da Petrobras
Investir em energias renováveis deve ser o compromisso da Petrobras
🌳 Em respeito ao meio ambiente e à vida, a Petrobras reduz as emissões de carbono de sua cadeia de valor, e também investe em outras formas de energia além...
Leilão do excedente da cessão onerosa :  Migalhas para o brasileiro. Riquezas para o estrangeiro
Leilão do excedente da cessão onerosa : Migalhas para o brasileiro. Riquezas para o estrangeiro
Quando o petróleo do Pré-sal foi descoberto, acreditava-se que a região continha até 5 bilhões de barris do óleo. A Petrobras foi autorizada pelo governo federal a explorar essa quantia,...
Petrobras:  Tecnologia nacional.  Reconhecimento internacional
Petrobras: Tecnologia nacional. Reconhecimento internacional
Pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta para a produção da camada pré-sal, a Petrobras é tricampeã no prêmio Distinguished Achievement Award, da Offshore Technology Conference (OTC). Conheça os cinco marcos...