Em setembro de 2019, o Instituto de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) alertou sobre as limitações de transporte de combustíveis no Brasil: diferentemente dos Estados Unidos, nossas malhas dutoviárias são regionalizadas.
Como as diversas regiões do país não são conectadas por dutos e terminais, não haveria espaço para uma efetiva concorrência entre as refinarias. Logo, a privatização da estatal formaria oligopólios regionais (com poucas empresas dominando o mercado, fazendo combinação de preços e falsa concorrência).
O mesmo foi apontado por investigações recentes de uma consultoria especializada nos setores de óleo e gás e infraestrutura: refinarias e importadores não conseguirão trabalhar derivados aqui, em áreas diferentes das suas, devido a nossa infraestrutura (principalmente a portuária).
Há muito tempo temos falado isso, e agora mais estudos comprovam: a privatização da Petrobras nos levará à oligopolização do setor.
Não conseguiremos redução nos custos, apenas nos investimentos. E isso será péssimo para a população, que provavelmente pagaria ainda mais caro pelo combustível.
É por isso que a Petrobras deve ficar com o Brasil e com os brasileiros.
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