Querem tirar a Petrobras do pré-sal. Querem tirar o pré-sal do Brasil

tirar o pre - sal

Em 2016, Michel Temer sancionou uma lei que tirou da Petrobras a exclusividade na exploração do Pré-sal.

Essa manobra fez o Brasil perder 50 bilhões de reais só no campo de Libra (RJ) – uma reserva estimada em 8 a 12 bilhões de barris.

Isso significa entregar às empresas petrolíferas estrangeiras um lucro que poderia financiar a educação, a saúde e resolver muitas das carências sociais do Brasil.

Além de perder riquezas e arrecadação, a lei abriu caminho para a privatização da Petrobras (a ameaça que enfrentamos hoje).

Sem falar do conhecimento adquirido na exploração em águas profundas. O que rendeu ao Brasil uma tecnologia única e inédita, que está prestes a ser entregue, de bandeja, às multinacionais do petróleo.

Enquanto elas não têm compromisso algum com nosso país (a maior parte do lucro seria enviado para onde estão as sedes dessas empresas, fora do Brasil), a missão da Petrobras é o desenvolvimento nacional.

Então privatizá-la seria bom para quem?

Ela é originalidade. É distribuição de renda aos brasileiros.

 

Confira também Venda da Petrobras: Quem compra é o estrangeiro. Quem paga é o povo brasileiro

 

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Combustível caro é decisão política que fragiliza o Brasil
Combustível caro é decisão política que fragiliza o Brasil
☹️ O Brasil é refém do mercado internacional do petróleo: o que acontece entre os maiores produtores mundiais de petróleo e as situações adversas (como guerras e problemas climáticos) afetam...
Privatização da Petrobras :  Quem vai pagar mais é o consumidor
Privatização da Petrobras : Quem vai pagar mais é o consumidor
Segundo o Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo e Gás Natural (Ineep), a privatização da Petrobras resultaria em: Monopólio privado: apenas grandes empresários internacionais e nacionais teriam lucro. Aumento no...
Quem não tem compromisso com o Brasil. Tenta mudar as regras para se beneficiar
Quem não tem compromisso com o Brasil. Tenta mudar as regras para se beneficiar
Desde 1997 não existe monopólio do petróleo brasileiro. O mercado está aí aberto para quem quiser participar. Mas quem não tem compromisso com os brasileiros, só aceita jogar se puder...